Psicologia
AS CINCO LIÇÕES DA PSICANÁLISE
PRIMEIRA LIÇÃO
A primeira lição trata-se do caso da paciente de 21 anos, Anna O. A paciente de Dr. Breuer apresenta perturbações físicas e psíquicas. Paralisia do lado direito do corpo, alteração dos globos oculares, redução de expressão verbal que a impedia de falar a língua e estado de absence (alteração de personalidade e confusão).
Para os médicos, quando este quadro é identificado num individuo do sexo feminino e não apresenta anormalidades nos órgãos vitais, ele pode ter adquirido fraqueza emocional, chegando à conclusão da presença da histeria.
Durante os estados de absence, foi observado que a paciente murmurava palavras que ela pensava. Dr. Breuer anotou essas palavras e colocou no estado de hipnose para induzi-la a associar ideias. Adotou o tratamento de talking cure ou cura de conversação. Verificou que limpando a mente por este modo, era possível afastar a perturbação psíquica.
Os histéricos sofrem de reminiscências, seus sintomas são resíduos de traumas. Os pacientes prendem emocionalmente a acontecimentos traumáticos.
Em todas as situações patogênicas a paciente reprimiu suas emoções. As emoções foram descarregadas por meio de ‘’insolidas interrupções somáticas’’ fazendo com que a paciente produzisse os sintomas físicos, que seria a conversão histérica. A cura só seria possível se a mesma, na hipnose reconstituísse as situações patogênicas exteriorizasse as emoções.
SEGUNDA LIÇÃO
Na segunda lição, Charcot acredita na concepção organicista e derruba o mito, da histeria como doença feminina. Janet também apresentava concepção organicista, alegando que a histeria poderia ser forma de alteração do sistema nervoso, que manifestava através da fraqueza congênita do poder de síntese psíquica. Os pacientes histéricos seriam incapazes de manter a multiciplidade de seus processos mentais.
Freud tem a concepção psicológica e descartava experiências de laboratório, mas sim do método terapêutico. A