trabalho cristina corrigido
O SERVIÇO SOCIAL E A REINSERÇÃO SOCIAL DO ADOLESCENTE INFRATOR
1. Introdução
O espaço de trabalho para o assistente social atualmente contempla a execução de medidas socioeducativas, seja no âmbito municipal, como a liberdade assistida e a prestação de serviços à comunidade, seja no estadual, como a semiliberdade e a internação, o que comprova que o assistente social encontra-se inserido em diversos campos de trabalho, sendo a execução de medidas socioeducativas um desses campos, e principalmente a que queremos abordar. Dessa forma, a reflexão que aqui se apresenta vai abordar e discutir algumas informações sobre esta realidade, enfocando o trabalho do assistente social na sua contribuição para a reinserção de jovens junto à sociedade.
Matos (2006) comenta que “As crianças e adolescente em conflito com a lei são amparados pela legislação brasileira por meio das políticas socioeducativas, que se objetivam a reintegrá-los à sociedade”. Em contrapartida, as ações jurídicas e institucionais demonstram uma prática por vezes arbitrária e desumana nas instituições que ainda conseguem manter certa ordem de convívio pacífico. A tensão é alimentada pelos ânimos dos próprios adolescentes, dos quais boa parte já se encontra formada por altos padrões de violência.
2. Delimitação e formulação do Problema
O Serviço Social e a Reinserção do Adolescente Infrator em Tarumã/SP.
3. Formulação dos objetivos “Geral e específico”
Geral:
Avaliar a problemática dos jovens infratores e as práticas socioeducativas destinadas à sua reinserção e integração na sociedade. Considerando a falta de políticas publicas e o despreparo do município ao recebê-los em regresso.
Específicos:
O objetivo específico é compreender e possivelmente, buscar caminhos para que a sociedade tarumaense discuta enfrente as questões sociais que permeia a vida pessoal e familiar os jovens infratores, sobre possíveis