TRABALHO CORPO ANIMAL
Resumo de Osteologia do Cão
Nomes:
Turma:
Corpo Animal I
Professores:
Osteologia
Osteologia nada mais é do que o estudo da combinação de ossos que formam o esqueleto.
O formato de cada osso é determinado geneticamente. Este se mantem o mesmo apesar do processo continuo de adaptação dos ossos a força de tração e compressão.
Dividido em esqueleto axial, apendicular, esplênico e viceral, o esqueleto de um cão tem aproximadamente 320 ossos.
O corpo animal é formado de ossos, cartilagens, articulações. Tem como principais funções de proteção de órgãos vitais, sustentação e conformação do corpo auxiliando na locomoção.
cabeça
Os ossos da cabeça formam uma construção rígida composta de ossos, a maioria pareados. Eles envolvem e protegem encéfalo e os órgãos sensoriais. Projeções ósseas foram pontos de fixação para a musculatura facial e mastigatória.
Os ossos individuais são unidos firmemente por suturas, enquanto a mandíbula e o aparelho hioide são ligados por articulações.
A cabeça esta divida m duas partes:
Crânio e face.
Crânio - parte neural
Os neurocranianos circundam a cavidade craniana, incluindo o encéfalo suas meninges e vasos sanguineos. Ele é composto por diversos ossos menores.
Osso Occipital- forma a parede nucal do crânio e pode ser dividido em basal, parte escamosa e laterais. Esse osso forma um anel que circunda a medula espinhal. O forame magno.
Osso Esfenóide – forma a parte rostral da base do neurocranio e é formada por dois seguimentos semelhantes, o pré-esfenoide na parte rostrale bisisfenoide na arte caudal.
Osso Temporal – no recém nascido e formado é formado por três partes que se fundam no decorrer dos anos.
1 – parte escamosa
2 – parte petrosa
3 – parte timpânica
Osso Frontal – situa-se entre o crânio e a face e estão unidos pela sutura interfrontal.
Osso Interparietral – Localiza-se centralmente entre o occipital e o osso parietral, estes fundem-se na idade adulta.
Osso Nasal – forma o