TRABALHO CONTABILIDADE AVAN ADA
BACHARELADO EM CÍENCIAS CONTABÉIS
MÉTODO DE EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL
Ribeira do Pombal, BA
2015
RAFAEL MATOS BRITO¹
MÉTODO DE EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL
Trabalho solicitado na disciplina de Contabilidade Avançada, como um dos pré-requisitos para a avaliação da 1ª unidade.
Orientador: Prof. Uillian Farias
Ribeira do Pombal, BA
2015
Método da equivalência patrimonial
A equivalência patrimonial é um método contábil de avaliação de investimento que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente à participação societária de uma empresa, chamada sociedade investidora no patrimônio líquido de outra, denominada sociedade investida, e no reconhecimento dos seus efeitos na demonstração do resultado do exercício (Contas possíveis: Outras Receitas Operacionais, Outras Despesas Operacionais).
Também pode ser entendido como um ajuste contábil realizado a fim de se determinar o valor dos investimentos de uma companhia em outras empresas.
O método da equivalência patrimonial surgiu como alternativa a avaliação de investimentos pelo custo histórico (método que ainda é empregado em algumas situações).
Contabilidade e direito societário brasileiros
No Brasil, o ajuste pode resultar em valores diferentes, dependendo do tipo de Balanço Patrimonial que esteja sendo feito. No Balanço Patrimonial, os ajustes são feitos de acordo com a relevância dos investimentos feitos pela companhia. Já no Balanço Patrimonial Consolidado, os ajustes levarão em conta os investimentos somados das companhias participantes da Consolidação. Dessa forma, na consolidação o ajuste pode considerar como relevantes, investimentos que o Balanço Patrimonial de determinada companhia componente não o tenha feito.
O método de avaliação de investimentos por equivalência patrimonial no Brasil encontra seu principal fundamento legal na Lei nº 6.404/76, conhecida como Lei das Sociedades Anônimas ou Lei das