Trabalho Contabilidade Aplicada
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 A ação da Controladoria no Planejamento Tributário 4
2.2 A aquisições de novas empresas e novos investimentos, como forma de minimizar o custo de uma empresa 5
2.3 A função da controladoria em uma Cisão 6
2.4 Elisão ou Evasão fiscal? Qual o procedimento adotado para a elaboração do Balanço Patrimonial após o processo de Incorporação? 7
2.5 Nas tabelas abaixo mostra o balanço patrimonial realizado pelas empresas Beta S/A e Alfa S/A antes e depois da incorporação 7
2.6 Parecer do Auditor sobre a Demonstração Contábil (Balanço Patrimonial) 10
2.7 Balanço Patrimonial após a Incorporação 11
2.8 Parecer do Auditor após a Incorporação 12
4 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
A controladoria consiste em um campo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica, e é analisada como um órgão administrativo com uma missão, função e princípios norteadores definidos no modelo de gestão do sistema empresa, omo órgão facilitador que fornece informações às demais áreas da empresa, como uma área do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e métodos oriundos de outras ciências e ainda omo a área que procura integrar o processo de decisões de cada área com o objetivo da organização.
A Controladoria sempre foi vista com um produtor de informações, controlador dos gastos, com caráter intervencionista, fiscalizador, punitivo, apontador dos “fatos ruins”, das ineficiências e “derrotas” dos gestores, postura esta que não mais atende às necessidades empresariais de gestão do ambiente contemporâneo.
A controladoria é de extrema relevância para uma gestão eficaz com a capacidade de fazer as organizações sobreviverem, crescerem e se consolidarem no cenário econômico atual e se utiliza e ferramentas, sendo focadas duas delas, o planejamento tributário e a reorganização societária.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A ação da Controladoria no