revisitando as psiclogias

1009 palavras 5 páginas
Disciplina: Teorias e Sistemas em Psicologia
Prof ° Luis Santo Schicotti

Resumo: Revisitando as psicologias- Da epistemologia a ética das práticas e discursos psicológicos
Luís Cláudio M. de Figueiredo

Alunas: Jacqueline dos Santos Silva- RA: 0887/14
Ana Paula Marques – RA: 1305/14

FAI- 2015

Capitulo I- Convergências e divergências: A questões das correntes do pensamento em psicologia.
Neste capitulo o autor fala sobre o que ocorre com psicólogos, ou psicólogos em formação, a confusão que acontece em se entender ou “escolher” uma linha teórica na área, já que muitos cursos as apresentam de modo generalizado e sem nenhuma interligação o que os tornam dogmáticos (tomando para si uma linha teórica como absoluta) ou ecléticos (tomando para si o que acho pertinente em cada linha teórica).
Aborda a experiência como parte indispensável no processo de formação dos psicólogos.
Capitulo II- Os lugares da Psicologia
A importância do renascentismo no século XVII, que através de produções artísticas e filosóficas pôde possibilitar um olhar para a existência do homem, em suas experiências individuais e coletivas. As primeiras correntes psicológicas eram centralizadas em questões epistemológicas e metodológicas. Na criação de métodos voltados para que o sujeito epistêmico fosse constituído plenamente consciente de si e senhor absoluto de sua vontade.
Há a contribuições da separação entre corpo (determinismo natural) e mente (suposta liberdade do sujeito), na criação da psicologia propriamente dita, pois os métodos estabelecidos até então não eram capazes de manter as cisões pois os sintomas voltavam a aparecer, assim como a influência das ideias filosóficas já que a psicologia tem base nessas reflexões por se tratar de um sistema verbal.
Os processos psicológicos e sociológicos não necessitam necessariamente de legitimação epistemológica, porem algumas áreas da psicologia como a psicanalise ainda não reconhecida como ciência por alguns estudiosos, pois não é

Relacionados