Herzog
Diferentes materiais aliados às artes plásticas é a inovação arquitetônica proposta por Herzog e de Meuron - tal proposta levou, pela primeira vez, uma dupla a receber o Pritzker 2001!
Nomes:
Jacques Herzog e Pierre de Meuron
Nacionalidade:
Suíços
Nascimento:
Herzog - 19 de abril de 1950 de Meuron - 8 de maio de 1950
Formação:
Arquitetura – ambos estudaram na Swiss Federal Institute of Technology (ETH) - Zurique
Escritório:
1978 – Fundam o Herzog & De Meuron - http://www.herzogdemeuron.com/
Porque foi escolhido – palavra do júri:
A Arquitetura de Jacques Herzog e Pierre de Meuron combina a arte uma profissão milenar com a nova abordagem das capacidades técnicas do novo século. Ambos os arquitetos tem suas raízes na tradição Européia que combinadas com a tecnologia atual resultam em soluções arquitetônicas extraordinariamente inventivas e que atendem às necessidades de seus clientes, indo desde uma modesta estação de transferência de trem até uma nova abordagem no design de uma adega.
O catálogo do trabalho deles reflete essa diversidade de interesses e realizações. Através de suas casas, estruturas municipais e de negócios, museus e planos urbanísticos, eles exibem o comando de seu talento pelo design que resultou em um distinto organismo de projetos construídos.
O começo da carreira da maioria dos arquitetos consiste na correspondência da necessidade de pequenos projetos com orçamentos restritos. São esses primeiros edifícios com grandes restrições que testam o talento de um arquiteto para soluções originais em relação a construções comuns e utilitárias. No caso de Jacques Herzog e Pierre de Meuron o prédio de sinal da estrada de ferro foi tal projeto. Eles transformaram uma estrutura desinteressante de um jardim da linha do trem em um trabalho dramático e artístico da arquitetura industrial, cativando ambos, de dia e de noite.
Os dois arquitetos têm criado um