TRABALHO CONTABILIDADE APLICADA
1 INTRODUÇÃO 3
2 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 4
2.1 REGIMES TRIBUTÁRIOS DO LUCRO REAL E PRESUMIDO 4
3 CONSULTORIA 6
3.1 RELATÓRIO DE CONSULTORIA 6
4 CONCLUSÃO 8
5 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Na produção textual a seguir veremos a importância de um Planejamento Tributário, visando o cumprimento das exigências legais quanto a forma de tributação de uma empresa.
A equipe da empresa “Consultoria Fiscal” foi contratada pelos gestores da empresa PAC-PET Industria de Embalagens Ltda, que atualmente está cumprindo o regime tributário pelo Lucro Real, pois esses gestores tem um enorme interesse de redução do ônus tributário e querem saber se é possível essa redução. Em conseguinte veremos as informações passadas pela empresa consultada para a realização da consultoria solicitada.
2 Planejamento tributário
O planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos. O contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio da maneira que melhor lhe pareça, procurando a diminuição dos custos de seu empreendimento, inclusive dos impostos. Sabe-se que os tributos (impostos, taxas e contribuições) representam importante parcela dos custos das empresas, senão a maior. Com a globalização da economia, tornou-se questão de sobrevivência empresarial a correta administração do ônus tributário. Dentro da lei, o contribuinte pode agir no seu interesse. Planejar tributos é um direito tão essencial quanto planejar o fluxo de caixa, fazer investimentos, etc.
2.1 REGIMES TRIBUTÁRIOS DO LUCRO REAL E PRESUMIDO A legislação tributária estabelece essas duas formas de apuração do lucro para fins de cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição social, sore o lucro das atividades operacionais das empresas.
Lucro real: os impostos são calculados com base no lucro real da empresa, apurado considerando-se todas as receitas menos todos os custos e despesas da empresa, de