TRABALHO CONCRETO 1
Define-se como força normal ou axial aquela que atua perpendicularmente sobre a área da secção transversal de peça.
Devido aos esforços ativos e reativos a estrutura está em equilíbrio, ou seja, não se movimenta. Apesar da estrutura estar em equilíbrio, ela poderá até se romper se os efeitos dos esforços ativos e reativos levarem à sua desintegração material. A desintegração da estrutura ocorrerá se algumas partes constituintes da estrutura sofrerem valores extremos em face dos esforços normais de tração e de compressão, conforme detalhamos na figura abaixo.
TRAÇÃO COMPRESSÃO
CORTANTE TORSOR
Para chegarmos às tensões que levam, ou não, ao colapso das estruturas, tem que haver um efeito intermediário, causado pelos esforços ativos e reativos. Esses esforços internos solicitantes gerarão, no final, tensões de tração, compressão e cisalhamento. Conhecidas as tensões, podem-se usar os “critérios de resistência para estimar como a estrutura se comportará
Esforços internos solicitantes
1.0 Esforço Normal
Uma peça estará submetida a um esforço de tração ou de compressão,quando uma carga normal F atuar sobre a área da secção sobre a área da secção transversal da peça, na direção do eixo longitudinal.
Quando a carga atuar com o sentido dirigido para o exterior da peça, a mesma estará tracionada, e quando o sentido de carga estiver dirigido para o interior da peça, esta estará comprimida.
Corresponde à componente da resultante de forças perpendicular à seção transversal (ou tangente ao eixo longitudinal). Esta solicitação tem como efeito sobre a peça a tendência de distendê-la ou comprimi-la (encurtá-la), ou seja, sendo a peça retilínea, aumentar ou diminuir seu comprimento. A convenção de sinais utilizada é que o esforço normal é positivo sempre