TRABALHO 1 A IMPORTANCIA DA CURA DOS CONCRETOS
Faculdade de Engenharia
Departamento de Construção Civil
Materiais de Construção Civil II
Profª Thaís Mayra de Oliveira
A importância da cura dos concretos
Thais Almeida Magalhães Mauricio
201024045
Definição
Para se obter um bom concreto, o lançamento de uma mistura adequada deve ser seguido pela manutenção da umidade do mesmo em ambiente apropriado durante as primeiras fases de endurecimento. Sendo assim, a cura é a denominação dada aos procedimentos a que se recorre para promover a hidratação do cimento e consiste em controlar a temperatura e a saída e entrada de umidade para o concreto, evitando perda de água nas primeiras idades do mesmo.
O objetivo da cura é manter o concreto saturado ou o mais próximo possível do saturado, até que os espaços das pastas de cimento fresca, inicialmente preenchidos com água tenham sido preenchidos pelos produtos de hidratação do cimento até uma condição desejável, ou seja, impede a perda precoce de umidade e controla a temperatura do concreto durante o período suficiente para que ele alcance o nível de resistência desejado. Se a velocidade de evaporação for maior que a de exsudação, surgem pequenas ou grandes fissuras superficiais e o concreto pode não desenvolver a resistência esperada.
Portanto, são as medidas efetuadas a fim de se evitar a perda de água nas primeiras idades (água necessária para reação com o cimento), evitando-se a retração hidráulica. A normalização brasileira exige que a proteção ocorra nos 7 primeiros dias após o lançamento e aconselha-se nos primeiros 14 dias seguintes para evitar o fissuramento devido à retração. Pode ainda ser realizada a cura permanente ao longo dos primeiros 28 dias, o que garante o alcance de uma resistência altíssima do concreto. É feita através da manutenção da umidade na superfície do concreto, por meio de irrigação periódica, cobrimento da superfície com areia e sacos de aniagem úmidos, produtos químicos, entre outros. A