Classifica O Taxon Mica
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatídeos
Espécie: Anser anser
Anatomia
As aves apresentam corpo ligeiro, com formato que diminui a resistência do ar, osso esterno em forma de quilha, corpo recoberto de penas, ossos ocos e preenchidos por ar (ossos pneumáticos), sacos aéreos, presos aos bronquíolos (pertencentes ao sistema respiratório) e preenchidos por ar, secreção de ácido úrico em forma pastosa.
Recinto/ ambiente O cercado onde ficam os gansos deve ter uma parte seca e ensolarada, condição indispensável para que as aves não contraiam doenças decorrentes de excesso de umidade. Quanto aos ninhos, podem ser de madeira, alvenaria, balaios de palha e até mesmo pneus velhos com o centro recheados de palha, nem sempre porém a gansa escolhe os ninhos para postura de seus ovos, botando-os em qualquer lugar. Para estimular a gansa a botar sempre no ninho, deixa-se sempre um ovo no interior dele, que pode ser de imitação (madeira ou resina ou qualquer outro, esse método é conhecido popularmente como ovo indês. Desde que seja um local ao ar livre e que haja água disponível para o banho, gansos de raça pura podem ser criados até em quintais de residências. adapta-se bem em espaços pequenos e em instalações simples, feitas de materiais reaproveitados da propriedade. É necessário que haja um cercado para evitar fugas e um abrigo de tamanho suficiente para proteção contra sol muito quente, chuva intensa e vento forte. Um pequeno lago, tanque ou uma área com água limpa é essencial para as aves aquáticas, que precisam de banhos diários para manter a saúde.
Reprodução De 8 a 9 meses de idade, tanto o macho quanto a fêmea de algumas variedades já estão prontos para o acasalamento.Quando se pretende aprimorar a criação, convém selecionar os melhores exemplares e realizar os acasalamentos na proporção de 1 macho para 2 fêmeas (terno) ou 1 macho para 3 fêmeas (quadra). Alguns criadores, por questões de economia acasalam 1 macho com até 6 fêmeas