trabalho comunicação social
A segunda metade do século XX foi marcada por acontecimentos que transformaram em muito a vida da sociedade. Tivemos o advento da televisão, da informática e da Internet, que transformaram a maneira de as pessoas entenderem outras pessoas e também entenderem a sociedade como um todo. No âmbito das organizações, a evolução tecnológica desses adventos estreitou os negócios entre as empresas situadas em diversos países e a globalização cresceu de forma inolvidável. Ao lado das mídias pouco interativas surgiram as mídias interativas. A comunicação entre as pessoas, em qualquer lugar do mundo, tornou-se fácil e rápida.
Por outro lado, vivemos uma fase de alta sinergia entre os mercados existentes. Temos novos produtos surgindo a todo momento com uma rapidez incrível, muitos produtos parecidos uns com os outros dificultando diferenciações entre si, um público consumidor exigente e que sabe escolher, com hábito de consumo diversificado pelas opções existentes, e a disputa acirrada pelo consumidor, em todos os segmentos de mercado, através de inúmeros concorrentes. Cenário
Em função de tais fatos, as empresas vêem os mercados pela ótica do portfólio (linhas) de seus produtos e marcas. Para tanto planejam objetivos, estratégias e ações para cada um, seus investimentos em marketing e em comunicação, seus lucros esperados, e criam então um cronograma que contempla o todo.
A partir desse cronograma integram as ações programadas para cada marca com as ações das demais marcas e passam a administrar o todo em busca de sinergia e de unidade de comunicação; com isto evitam-se ruído e dispersão entre as diversas mensagens divulgadas e obtém-se a otimização das verbas investidas em comunicação.
Exemplo
A Saúde Alimentos do Brasil produz e comercializa extensa linha de produtos alimentícios, tais como óleo comestível, macarrão, chocolates, alimentos preparados e congelados, lingüiças, paio, mortadela, salame, presunto, frango, peru,