Comunicação no processo de trabalho do assistente social
Para compreender os processos de relações interpessoais temos que entender que esta se dá através da comunicação entre pessoas, no envio e recebimentos de dados e mensagem agregados com significados. A comunicação depende do grau de homogeneidade dos significados enviados a um destinatário final, não significa exclusivamente passar a diante, mas torná-la comum entre as pessoas e geralmente tem a intenção de influenciar o pensamento do que recebe a mensagem.
Comunicar é partilhar, associar, participar na troca de mensagens, emissão ou recebimento de informações. Existem três tipos diferenciados de comunicação: a comunicação interpessoal (entre pessoas), comunicação de grupo e comunicação de massa (público grande heterogêneo e anônimo).
Para que a comunicação aconteça é necessário que se obedeça um processo, nesse caso composto pelo emissor da mensagem, a mensagem e o receptor da mensagem. Sem esses componentes é impossível que se estabeleça um bom nível de comunicação e ao final, um feedback satisfatório.
O emissor é o remetente da mensagem, o receptor é a quem a mensagem é destinada, a mensagem é o conteúdo das informações transmitidas. O canal de mensagem ou contato é transferido por meio de uma mídia, pelo qual a mensagem é transmitida (imagens, sons, fala, gostos, etc.); o código é o sistema que será utilizado para que o receptor consiga decodificar a mensagem enviada pelo emissor; o contexto, que é justamente o tema da mensagem enviada e o feedback que faz a verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem, é ele que determina se a compreensão foi ou não obtida.
Todo esse processo necessita de habilidades, atitudes, conhecimento do sistema sociocultural, onde o sucesso da comunicação inclui habilidades de fala, escrita, escuta e raciocínio. Dessa forma também a comunicação bem-sucedida depende do conhecimento que temos sobre os diversos assuntos.