trabalho com grupos
FICHAMENTO = ATIVIDADE INDIVIDUAL
NOME:
TÍTULO DO ARTIGO: Grupo de apoio a pais na fila de espera da adoção.
Citações na íntegra dos principais parágrafos do(s) texto(s) lido(s) em capítulos de livros ou artigos. Citar no mínimo 10 parágrafos. Os mais relevantes para sua pesquisa e escrita do artigo Aqui será na íntegra, por isto nos lembramos de colocar o último nome do autor, o ano e a página no final do parágrafo. Ex: (ROCHA, 2010, p. 09)
No Estatuto da Criança e do Adolescente encontramos normas gerais que são imprescindíveis para a entrada no processo de habilitação à adoção e para finalização do mesmo. São eles: idade mínima de 18 anos para os candidatos a adotantes, tendo uma diferença mínima de 16 anos do adotado; não há relevância quanto ao estado civil do adotante; a adoção requer consentimento dos pais biológicos, salvo caso de paternidade desconhecida ou por destituição do poder familiar em seus diversos motivos; obrigatoriedade do estágio de convivência entre o adotado e o adotante exceto quando o adotado é menor de um ano de idade ou quando já há uma convivência estabelecida anteriormente (BRASIL, 1990).
Frente a tantas ponderações para se concluir a adoção, percebemos a importância de um bom trabalho da equipe Inter profissional que atua nos fóruns, bem como de uma preparação específica para estes pais candidatos à adoção.(COSTA et al., 2011, pg 241)
As finalidades dos grupos de apoio à adoção estão sendo ampliadas pouco a pouco, indo além da troca de experiências e conhecimentos sobre a legislação, como apontado na citação anterior, mas é consenso entre eles que ter uma família, seja ela em qualquer formato (monoparental, biparental), é um direito de toda criança, como bem afirma o Estatuto da Criança e do Adolescente, que assegura toda criança a convivência familiar e sua reintegração à família de origem ou colocação em