Sistema Ofensivo e Defensivo do Basquete
Disciplina: Educação Física
Professora: Juliene
Série: 8°B
Aluna: Yasmin Karen de Lira Santos
Sistema Ofensivo e Defensivo do Basquete
POSIÇÕES OFENSIVAS
O esquema ilustrado abaixo representa alguns jogadores numa quadra de basquetebol. Observe que os jogadores atacantes 5 e 6 jogam recuados, antes da zona de lance livre. Como são eles que organizam e armam as jogadas, não podem jogar avançados. Em posições recuadas eles têm melhor visão do conjunto de jogadores e podem comandar a equipe. Esses jogadores são os chamados armadores.
Observe também que o atacante número 12 joga próximo à área restritiva (garrafão), principalmente para atrapalhar o sistema defensivo do adversário. Esse jogador é chamado de pivô.
Os atacantes 8 e 9, por sua vez, movimentam-se nas laterais da quadra, procurando penetrar na defesa adversária e fazer arremessos laterais. São chamados de alas.
POSIÇÕES DEFENSIVAS
Observe agora o esquema que representa as posições dos jogadores de defesa:
Note que os jogadores 4 e 7 atuam avançados , acima da zona de lance livre. Têm como função atrapalhar a armação das jogadas do adversário e, ainda, impedir os arremessos de longa distância. São chamados de alas defensivos.
O jogador que atua na posição central da área restritiva (garrafão), como o número 11, tem como função marcar os adversários que se colocam em sua zona, evitando possíveis penetrações na área restritiva. Ele é denominado pivô defensivo.
Os jogadores 13 e 15, que atuam próximos da área restritiva, junto a tabela, têm como função marcar os alas e auxiliar o pivô defensivo na interceptação das penetrações na área restritiva. São chamados de alas.
SISTEMAS TÁTICOS DEFENSIVOS
Para ser um bom defensor, desde o início da partida o jogador deve procurar observar as características de cada um dos adversários. É preciso, por exemplo, observar se o jogador