Processo de Fabrico de Cerveja
2009/2010
Introdução
Como nos foi proposto estudar o processo de fabrico de um alimento ‘transformado’, e para não repetir produtos já abordados noutros trabalhos, decidimos escolher a cerveja como objecto de estudo. Achamos que é um produto pouco falado, de sabor único e visto que é consumido por diferentes faixas etárias, com diversos fins, deve ser um pouco melhor explicado, até porque começou como fabrico artesanal.
A cerveja é bastante consumida em Portugal, podendo-se encontrar em qualquer estabelecimento comercial. É uma bebida bastante característica devido ao seu processo de fabrico, matérias-primas, e sabor único. Afinal de tudo, é uma bebida feita a partir de cereais, quer sejam maltados ou não. O que difere nos vários tipos de cerveja existentes é a maior ou menor duração de algumas fases ao longo do seu fabrico, e a concentração de cereal, bem como de álcool.
Ao longo do trabalho vamos caracterizar cada etapa do fabrico com base num fluxograma, e fazer referência e diferenciar os vários tipos de cerveja. Iremos ainda abordar a sua composição nutricional, visto ser um dos principais aspectos de interesse desta bebida.
Por fim, abordamos o seu processo de conservação, e o que é necessário para o fazer e seus cuidados.
A Cerveja
A cerveja é uma bebida de origem agrícola produzida a partir de cereais maltados e não maltados, como é o milho, trigo e arroz.
Trata-se de uma bebida moderadamente alcoólica que se obtém por acção de leveduras seleccionadas sobre um mosto resultante da mistura da farinha obtida com a moagem dos cereais junto com água, ao qual foi adicionado lúpulo (e/ou seus derivados). Este mosto vai diferir consoante o tipo de cerveja que se quer produzir.
Começou a ser produzida artesanalmente, sendo que hoje ainda são vendidos todos os ingredientes para que essa prática continue a ser feita.
Composição Nutricional
A cerveja é bastante rica do ponto de vista