TRABALHO COLETIVO DE QUIMICA
HETEROGÊNEA (SÓLIDO/SÓLIDO):
1. Catação: A catação é o tipo de separação de misturas do tipo “sólido/sólido”, onde substancias são separadas manualmente, com uma pinça, colher ou outro objeto auxiliador. É utilizada na separação de grãos bons e ruins de feijão, por exemplo, e também na separação dos diferentes tipos de materiais que compõem o lixo: vidro, metais, borracha, papel, plástico, etc, para serem destinados à reciclagem.
2. Peneiração: Separar sólidos menores ou ainda sólidos em suspensão em líquidos. Exemplo: os pedreiros usam esta técnica para separar a areia mais fina de pedrinhas; para separar a polpa de uma fruta das suas sementes, como maracujá. Este processo também é chamado de tamização.
3. Levigação: É um método de separação de misturas heterogêneas de sólidos. Quando uma mistura se forma por substancias solidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las. É o caso do ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia.
4. Ventilação: É um processo físico de separação de misturas heterogêneas. Que é utilizado quando os sólidos granulados que formaram a mistura possuem densidades sensivelmente diferentes. Nesse caso, passa-se uma forte corrente de ar pela mistura e o menos denso é arrastado pelo vento e separado dos mais densos. Exemplo: Arroz + casca; Café + casca. Ocorre geralmente na produção agrária, quando uma peneira é usada para o trabalhador jogar os grãos no ar e soprá-los, com o objetivo de separar o alimento de possíveis cascas. Outro exemplo prático de tal processo, é a técnica agrária de separação entre a casca e alguns gêneros agrícolas (como o amendoim de casca), através da aplicação de uma corrente de ar. Ventilação também é usada na separação dos componentes sólidos de densidades diferentes, na qual o componente menos denso é arrastado por uma corrente de ar.
5. Centrifugação: É o aceleramento do processo de decantação. Se o