Trabalho Ciência e Pesquisa
Objetivos de aprendizagem
- Compreender o conceito de conhecimento.
- Distinguir as formas de conhecimento.
- Identificar as principais características do conhecimento do senso comum, artístico, religioso, filosófico e científico.
Seções de estudo
Seção 1 O conhecimento
Seção 2 O conhecimento popular ou do senso comum
Seção 3 O conhecimento religioso ou teológico
Seção 4 O conhecimento artístico
Seção 5 O conhecimento filosófico
Seção 6 O conhecimento científico
Página 18
Para início de estudo
Nesta unidade você estudará o conceito de conhecimento, as formas direta e indireta de conhecer e os tipos de conhecimento: senso comum, teológico, artístico, filosófico e científico. No decorrer do estudo você irá perceber que não há uma explicação única ou exclusiva para a compreensão dos problemas ou situações que você enfrenta no seu dia-a-dia. Assim, você está convidado a iniciar o estudo da disciplina de Ciência e Pesquisa, começando pela discussão sobre o conceito de conhecimento.
Bom estudo!
- O conhecimento
A palavra conhecimento tem sua origem no latim cognitio e pressupõe, necessariamente, a existência de uma relação entre dois pólos: de um lado o sujeito e de outro o objeto.
Descrição da Figura 1 – Relação sujeito-objeto
(Início da descrição)
Duas flechas, uma em direção contrária à outra, entre as palavras “sujeito” e “objeto”, representado a relação entre ambos.
(Fim da descrição)
Na relação sujeito-objeto, o sujeito é aquele que possui capacidade cognitiva, isto é, capacidade de conhecer. O objeto é aquilo que se manifesta à consciência do sujeito, que é apreendido e transformado em conceito.
Isso equivale a dizer que o conhecimento é o ato, o processo pelo qual o sujeito se coloca no mundo e, com ele, estabelece uma ligação. Por outro lado, o mundo é o que torna possível o conhecimento ao se oferecer a um sujeito apto a conhecê-lo. (ARANHA; MARTINS, 1999, p.48).
Para