Trabalho cintia
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Historia do Brasil Contemporâneo
“Relação dos textos com o filme Tropa de Elite 1”
Belo Horizonte,
01 de Novembro de 2011
Cidadania no Tropa de Elite 1
Para falarmos de cidadania iremos citar um trecho do texto “Brasileiro Cidadão” de Roberto Matta, o qual nos mostra claramente sua opinião em respeito as leis do Brasil. Roberto não acredita mais nas leis, portanto indica pontos no texto que dizem que os cidadãos estão desconfiados frente ao governo, e “essa situação precisa mudar, pois só assim poderemos garantir nosso futuro como nação”.
A frase escolhida para fazer a relação com o filme é a seguinte: “A igualdade de todos perante a lei, como determina o artigo 5o da Constituição, é balela. Quem define a cidadania, na prática, é a polícia. Ela é que determina as classes de cidadãos”.
Podemos comparar essa frase do texto “Brasileiro Cidadão”, com a parte do filme em que o personagem André (policial) discute com seus colegas de classe. Os alunos julgam a polícia como criminosos ao invéz de julgar os bandidos. André da sua palavra dizendo que existem policiais corruptos sim, mas existem muitos honestos. Esse debate nos mostra que a opinião dos alunos é semelhante a frase citada no texto. O Brasil vive uma situação dificil, pois nao sabemos mais em quem acreditar. Esse fato faz com que criemos especulações sobre determinados assuntos, em que acreditamos apenas no que vivemos no cotidiano, ou em histórias contadas por pessoas mais próximas. A partir desse ponto construímos um pré-conceito, julgando o desconhecido. O texto cita alguns pontos que nos mostram e discutem esse fato.
Segregação Racial no Tropa de Elite 1
Segregação racial segundo o texto é quando determinada sociedade se impede a várias pessoas o usufruto dos direitos que estão definidos para os membros dessa sociedade, com base na origem étnica dessas pessoas.
Para comparar o texto ao filme podemos citar vários trechos em