Trabalho Cientifico Ebola
Desigualdade Social
Trabalho entregue a disciplina de Sociologia ministrado pela Professora Adriana, como parte para obter nota semestral !
São Paulo, 2014
E.E. Profº Milton Cruzeiro
Desigualdade Social
São Paulo, 2014
Sumário
Introdução 4
A Desigualdade 5
A Diferença 6
Imagens e Gráficos 7
Opinião Final 8
Bibliografia 9
3
Introdução
No nosso dia a dia podemos ver, a diferença entre homens e mulheres, a desigualdade social entre ambos, tanto no trabalho, como em certos lugares; a bastante tempo a mulher está lutando para conquistar seu lugar na sociedade juntamente como homens, porém não são todos os lugares que têm essa facilidade de adotar esta modo de vida, por isso a mulher hoje ainda continua sendo muito desvalorizada, por uma sociedade formada por homens, que acabam não deixando a mulher entrar e ficar com ele na mesma sociedade. Com a leitura deste trabalho você poderá saber mais sobre o assunto.
4
A Desigualdade
Mais uma vez foi constatado que as mulheres trabalhadoras ainda ganham menos que os homens para as mesmas funções desempenhadas. As mulheres ganharam até 28% a menos do que eles em 2011, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME)
A legislação brasileira prevê que não pode existir diferença salarial entre homens e mulheres. Isso fica claro na Constituição e na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). No entanto não é isso que as pesquisas mostram.
Em uma década, as mulheres da Região Metropolitana de São Paulo aumentaram sua participação no mercado de trabalho e melhoraram o grau de instrução em relação aos homens, contudo, continuam recebendo menos do que eles. Entre as mulheres negras a diferença de salário chega a ser de até 172% menos, pois são as mais afetadas com menores salários, precarização do trabalho e informalidade.