PARADIGMA DE ROTEIRO - Filme Star Trek 2009
Matéria: Cinema e Vídeo
Professor: Rodrigo
Filme: Star Trek 2009
Diretor: J.J Abrams
Tempo: 2 horas e 8 minutos O filme começa com uma música extradiegética com foco na nave, enquadramento Bigclore, traveling de profundidade. No filme é muito usado traveling, plano de peito e plano conjunto. Algumas veses do traveling vai para o plano conjunto em cenários de guerra até o plano geral (naves, planetas, territórios). Movimentos de câmera mais usados: mergulho e contra mergulho e grua. Muitos efeitos sonoros e efeitos de explosão, máquinas, tiros e até o uso de silêncio como forma de suspense. Iso de sons extradiegéticos.
PARADIGMA DE ROTEIRO:
10 min: Começa com invasão de uma nave gigante e desconhecida. O capitão da frota é chamado pelos inimigos para negociar a sessão de fogo e poupar a vida dos tripulantes, mas apenas se entrar na nave inimiga e conversar pessoalmente. Consequentemente, após não saber responder a pergunta do inimigo, é assassinado . Começando uma guerra.
25-30 min: Treinamento de Kirk ao ser convidado para fazer parte da formação de novos cadetes para a Frota Estrelar. Conhece o vulcano Spock (que é metade humano e discordava do preconceito, lutando pela Terra, seu segundo lar) e tem grandes diferenças, além de se provocarem.
85-90 min: Spock vê seu planeta ser distruido e se sente mal. Spock assime a frota, mas brevemente (depois de ser banido por Spock para outro planeta, aonde conhece o Spock do futuro e descobre segredos que o mesmo revelou) Kirk assume a posição de capitão, pois Spock renunciou após brigar com Kirk por estar envolvido emocionalmente, comprometendo a missão (conforme o plano de Kirk). Ao assumir a liderança da Frota, Kirk decide lutar.