Ebola
O que é o Ebola?
O ebola é uma doença causada por 3 tipos de 5 nomeados como ebola vírus. Também é conhecida como febre hemorrágica, por causa das erupções cutâneas cheias de sangue que estouram quando a doença já está avançada. Os tipos de ebola vírus estão relacionados com o lugar onde eles surgiram.
A atual epidemia que já matou quase 1.000 pessoas é resultado do vírus vindo do Zaire (atualmente conhecido como
República
Democrática do Congo). Este tipo de vírus é o mais mortal entre todos, sendo que na última onda de contaminação, 90% das pessoas que contraíram o vírus morreram.
*Números do final de Julho 2014
Qual a origem do ebola vírus?
Não é muito evidente de onde possa ter surgido o ebola vírus, porém, sabe-se que foi a partir de morcegos, que são os hospedeiros intermediários da doença, que o vírus se espalhou. Admite-se que os morcegos foram comidos por outros mamíferos e possivelmente o primeiro ser humano contaminado se alimentou
de tal animal. Além dos morcegos, cães e porcos também carregam o vírus no seu trato intestinal.
O primeiro caso registrado de humanos com ebola aconteceu no Sudão, em 1976, com 284 pessoas infectadas e 151 mortes confirmadas por causa do vírus.
Quais os sintomas?
Depois de contrair o ebola, somente após 21 dias que os sintomas começam a aparecer.
Porém, estes sintomas não são específicos da contaminação pelo ebola vírus, eles são bem parecidos com o que acontece quando você contrai uma gripe.
Entre eles estão dores pelo corpo, dor de cabeça, febre alta, dores abdominais, vômito e diarreia. Os sintomas vão em uma crescente, levando o paciente a uma desidratação profunda e a consequente falha nos rins e fígado, além de hemorragia interna. Outro sintoma que aparece com a doença é liberação de citocinas no sangue. Para combater o
vírus há uma descarga muito grande do sistema imunológico sobre o sangue. Esta batalha