Trabalho cientifico da administraçao
O conceito de gestão empresarial sofreu uma grande evolução nas ultimas décadas. Na década de 70, quando a administração de empresas começou a ser estudada com critério científico, bastava ter um produto com qualidade mínima e que tivesse um preço acessível para a empresa ser um sucesso.
A concorrência no contexto dos mercados em geral era fraca, era simples e fácil liderar com um mínimo de competência, era possível gerir uma grande empresa somente com os conceitos básicos da administração de empresas.
Gradativamente, através da década de 70 e no inicio da década de 80, cada vez mais empresas foram sendo capazes de oferecer produtos de qualidade, somente oferecer um produto funcional não era garantia de sucesso. Agora já era necessário investir mais em gestão e administração de empresas, eram necessários novos processos, era necessário oferecer algo mais ao cliente. Pela primeira vez na história, o cliente começava a exigir qualidade ( e começava a ser ouvido ).
Gestão Patrimonial, Globalização e os Novos Conceitos da Década de 80
A partir da década de 80, administração de empresas básica já não era mais suficiente. Com o inicio da abertura dos mercados e advento da Era Global (globalização ) a competição que já vinha crescendo cada vez mais, deu um salto. Já não era mais tão simples: não bastava se preocupar com os concorrentes regionais, ou mesmo com os produtores de nível nacional, agora produtores de lugares longínquos tais como China e Tailândia também estavam no páreo.
Administração de Empresas a partir da Década de 90: Foco no Mercado e Olho no Cliente.
A partir do final da década de 80, e inicio da década de 90, tivemos uma quebra radical de paradigma da administração de empresas, não eram as empresas que moldariam o mercado, oferecendo os seus produtos, eram os consumidores que iriam dar forma ao mercado, as empresas deveriam produzir, o que os consumidores desejavam. Quem