O EMPIRISMO EMPRESARIAL E O TRABALHO CIENT FICO DO ADMINISTRADOR NAS ORGANIZA ES
3717 palavras
15 páginas
O EMPIRISMO EMPRESARIAL E O TRABALHO CIENTÍFICO DOADMINISTRADOR NAS ORGANIZAÇÕES
Geraldo Barbosa Silva Júnior1,
Prof. Adm. Jovino Moreira da Silva, M. Sc.2
RESUMO
Este artigo tem como objetivo apresentar uma apreciação crítica sobre o empirismo empresarial e suas limitações para administrar as organizações contemporâneas. A partir da análise bibliográfica, infere-se que a Administração empírica é evidenciada por uma visão reducionista, simplista e desprovida de métodos e princípios científicos. São apresentadas algumas proposições teóricas para demonstrar que o conceito de empresa está relacionado ao conceito de organização complexa e dinâmica. Busca-se através de referenciais teóricos, apresentar o conceito de Administração científica, a formação e o desenvolvimento da ciência administrativa com o intuito de esclarecer a importância do trabalho científico e profissional do administrador para as organizações atuais.
PALAVRAS-CHAVE: administração científica, administração empírica, capacidade administrativa, empresa.
INTRODUÇÃO
Atualmente, o ambiente de mercado em que as empresas estão inseridas é caracterizado pela gestão do conhecimento, grande avanço das tecnologias da informação, modernos modelos gerenciais, alta competitividade e a tendência pela profissionalização e qualificação do trabalho.
Nessa contextura, um dos fatores que precisa ser apreciado criticamente na
Administração é o empirismo empresarial presente nas pequenas, médias e grandes organizações de diferentes ramos de negócios.
O fayolismo e o taylorismo têm asseverado em seus preceitos que as empresas que dirigem suas atividades sem se preocupar em saber se há leis, princípios, técnicas, métodos
1
2
Graduando em Administração pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. E-mail: geraldobsilvajunior@hotmail.com
Orientador. Professor dos cursos de graduação da UESB e das FIJ (Jequié). E-mail: jovino@sheng.adm.br
2
e teorias que regem a Administração dos negócios comerciais,