Atividade prática supervisionada - eletricidade aplicada etapa 3
Aula-tema: Circuitos Monofásicos.
Esta atividade, a ser realizada em grupo, é importante para que você possa aplicar o conhecimento adquirido em aulas teóricas da disciplina, bem como, consultando seu livro texto (PLT) ao final dessa etapa você, aluno, deverá estar apto a conhecer os circuitos monofásicos através de aplicações práticas, em especial, a correção de fator de potência.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS. Passo 1 (Aluno). Leia com atenção o texto Energia Elétrica - Tarifação. Disponível em: <http://www.agais.com/eletrica.htm>. Acesso em: 11 mai. 2011.
Passo 2 (Equipe). Responda as questões aparentadas a seguir:
1. Como o fator de potência pode influenciar na conta de energia elétrica?
2. Qual o menor valor de referência para fator de potência estabelecido pela ANEEL?
3. Descreva em linhas gerais como pode ser feita a correção do fator de potência da fábrica proposta no desafio?
Passo 3 (Equipe). Suponha que um sistema monofásico industrial possua uma demanda de 65 kW de potência ativa, 95 kVA de potência aparente e FP indutivo. Calcule a capacitância do banco de capacitores para conectar-se em paralelo com o sistema de modo a elevar o fator de potência resultante para um FP igual a 0,92, indutivo.
Passo 4 (Equipe).
Entregue os resultados obtidos para o professor da disciplina.
Passo 2 .
1. Como o fator de potência pode influenciar na conta de energia elétrica?
Resposta: O fator de potência não tem influência sobre a conta de energia elétrica no caso de pequenos consumidores, pois, este é um indicativo da potência ativa, ou seja, quanto maior for este fator, maior será o rendimento de um circuito. Outra parte da potência elétrica, conhecida como potência reativa, é utilizada para criar campos elétricos e magnéticos nos circuitos indutivos/capacitivos, sendo assim, não gerando trabalho. A potência aparente se resume a uma soma vetorial das potências