trabalho ciencias
Um cardápio melhor para a escola
Monica Weinberg (weinberg@abril.com.br)
Fotos e montagem sobre fotos de Pedro Rubens, Germano Luders e Sean Justice/Corbis/Latinstock
Uma nova pesquisa resultou num ranking dos alimentos mais consumidos pelas crianças brasileiras na hora do lanche. Conclusão: eles não primam pelo alto valor nutricional. Ao contrário. O levantamento, que envolveu uma detalhada investigação da lancheira de 800 estudantes do ensino fundamental em escolas particulares, revelou excesso de gorduras e açúcar – e falta de vitaminas, fibras e sais minerais. As nutricionistas Eliana Zacarelli e Hellen Coelho, da Universidade de São Paulo, conduziram o estudo. Elas avaliaram cada um dos alimentos trazidos pelas crianças às escolas. Para se ter uma idéia, o campeão da lista, a bisnaguinha, tem o dobro de gorduras de um pão de forma comum. Com base em vários desses cálculos, as especialistas sugerem "trocas realistas" (leia-se: um tipo de pão por outro – e não por chuchu ou acelga). Isso pode ajudar a melhorar hábitos alimentares – e a deixar as crianças longe da faixa do sobrepeso, caso de 10% delas no Brasil. A seguir, os comentários.
Lailson Santos
Um esforço para melhorar o menu
O estudante paulista Leonardo Carvalho, 10 anos, é uma exceção entre os colegas: enquanto os amigos enchem a lancheira com salgadinhos, ele traz maçã e, às vezes, até suco natural. "Claro que gosto de salgadinho e refrigerante. Mas comer frutas não é um sacrifício"
Bisnaguinha
Consumo diário, segundo a pesquisa: três pães
Calorias (em kcal)*: 150
Comentário: contém o dobro de gorduras de um pão de forma tradicional – pesando 30% menos. Resultado: as crianças comem, em média, pelo menos três delas num lanche. Além disso, faltam-lhe fibras – úteis na digestão e na prevenção do colesterol ruim (HDL). Os estudos apontam uma deficiência delas na dieta das crianças
Troca sugerida: pão de forma integral, melhor ainda se for enriquecido com grãos. De