Trabalho Ciencia
A fluência é a deformação plástica que ocorre num material, sob tensão constante ou quase constante, durante longo período de tempo a uma temperatura superior 0,4 vezes Temperatura de fusão em Kelvin.
Como ocorre a fluência?
Como ocorre a fluência
A fluência ocorre devido à movimentação de falhas, que sempre existem na estrutura cristalina dos metais, que ocasiona cavidades nos contornos de grão antes da ruptura por fluência que é intergranular. Não haveria fluência se estas falhas não existissem.
FATORES QUE AFETAM A FLUÊNCIA
Temperatura
Módulo de elasticidade
Tamanho de grão
Em geral:
Quanto maior o ponto de fusão, maior o módulo de elasticidade e maior é a resistência à fluência.
Quanto maior o tamanho de grão maior é a resistência à fluência.
COMPORTAMENTO EM FLUÊNCIA
Figura 1: Curva típica de fluência para metais em temperaturas elevadas.
ESTÁGIOS DE FLUÊNCIA
- Estágio primário
Também chamado de fluência primária, caracteriza-se por um decréscimo da taxa de fluência, , devido ao encruamento.
A deformação instantânea total,, deve-se ao carregamento inicialno CP e é formada pela deformação elástica, e, e plástica, p
e p
- Estágio secundário
A etapa seguinte de deformação é conhecida como fluência secundária ou em regime estacionário, caracterizada por uma a taxa de fluência constante, isto é, o gráfico se torna linear. Geralmente este estágio de fluência está associado com o mais longo tempo. A constância da taxa de fluência pode ser explicada com base na competição entre encruamento e recuperação, uma vez que este último devolve ao material a ductilidade reduzida pelo primeiro.
A escalagem pode ocorrer pela saída de átomos da linha de discordâncias para a criação de intersticiais ou preenchimento de vazios ou pelo movimento contrário.
Estágio primário: onde a velocidade de fluência é rápida ocorre nas primeiras horas. Velocidade de def. decrescente encruamento.
Estágio