TRABALHO CENTRO DE DISTRIBUI O
Historia do Centro de Distribuição Casas Bahia
A primeira loja da Casa Bahia abriu suas portas em São Caetano do Sul, na região do ABC de São Paulo em 1957 e o nome foi escolhido como uma forma de homenagear e agradar o grande número de nordestinos que moravam na cidade. O imigrante Samuel Klein havia chegado cinco anos antes ao Brasil e trabalhava como vendedor de porta em porta, até adquirir o estabelecimento comercial e iniciar sua promissora trajetória como comerciantes.
Em 1964, as loas começaram a vender eletrodomésticos e, em 1970, já com sete filiais e o mascote “Baianinho”, foi criado o slogan “Dedicação total a você”. Começou o processo de expansão com abertura de unidades em São Paulo e Baixada Santista.
A expansão da rede explodiu na década de 1990, quando expandiu aos estados de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Em 1996 foi inaugurado o Centro de Distribuição em Jundiaí, o maior da América Latina e o segundo maior do mundo. Já nos anos 2000, foram abertas unidades em Goiás, no Distrito Federal e no Rio Grande do Sul.
Quantidades de Centro de Distribuição
A empresa desenvolveu uma estrutura logística que permite a expansão da rede em um raio de um mil quilômetros a partir de dois grandes Centros de Distribuição localizados em Jundiaí (SP) e Duque de Caxias (RJ). A Casa Bahia tem 07 centros de distribuição (Jundiaí, Duque de Caxias, Ribeirão Preto, Betim, São Bernardo do Campo, São José dos Pinhais e Campo Grande) e 05 entrepostos em localidades distintas nos mercados em que se faz presente. Alheia à terceirização, embora consciente que o gasto em manter essa estrutura é significativo, a Casas Bahia possui uma frota própria de mais de 2.254 veículos pesados que rodaram em 2006 mais de 115 milhões de quilômetros em um ritmo de entregas que ultrapassou a marca das 980 mil/mês.
Ranking
Presente em nove estados (SP; RJ; MG; GO; RS; PR; SC; MS; MT), além do Distrito Federal, a Casas Bahia multiplicou em pouco mais de uma