trabalho carrefour
1 INTRODUÇÃO
O comércio mundial presenciou ao longo das últimas décadas vários acontecimentos que fizeram com que fossem repensados diversos fatores que implicam mudanças. Os fluxos de comércio a nível mundial se transformaram bastante em função das transformações ocorridas, e dentre esses fatores, pode-se mencionar o fenômeno globalização, que embora não seja recente, a partir da década de 80 expandiu os debates acerca de suas conseqüências.
Houve aproximação entre algumas empresas, que se uniram em busca de soluções para os problemas emergentes, e para outras, o simples fato de sobreviver às crises já era suficiente, dada as dificuldades de adaptação à nova realidade e frente à concorrência que colocava os mais fortes em situação privilegiada. O grande avanço dos recursos tecnológicos também exigiram mudanças por parte das empresas, tanto em relação aos fatores internos quanto externos.
No interior das empresas, os funcionários precisaram passar por treinamentos a fim de adequar-se à utilização das novas ferramentas que surgiam como novidade. As transações externas com os seus fornecedores, também foram
relevantes,
colocando
os
envolvidos
a
buscarem
compreender e utilizar a tecnologia mais moderna, a fim de garantir a rapidez e a eficiência nas negociações.
Diante dessas exposições, é que surgiu a necessidade de investigar diversas questões que pudessem levar a compreender o motivo de algumas empresas obterem êxito e se fortificarem dentro de uma realidade tão diversa. Assim, elegemos o Carrefour como alvo de nossas pesquisas, dada a situação privilegiada em que se encontra dentro do ramo.
Assim, a presente pesquisa apresenta como tema - ATUAIS DESAFIOS
MERCADOLÓGICOS DO SETOR VAREJISTA.
6
Traçou-se como objetivos principais, conhecer como o Carrefour vem se preparando para alcançar os atuais desafios mercadológicos, conceituar o setor varejista e identificar as estratégias mercadológicas utilizadas.