TRABALHO BSC
BSC – Balanced Scorecard
O BSC é um sistema de gestão que tem o objetivo de traduzir a missão da empresa e sua estratégia num conjunto de atividades que tem seu desempenho monitorado segundo suas finanças, relações com seus consumidores, processos internos de negócios e aprendizagem e crescimento. Ele surgiu no início dos anos 90, quando o Instituto Nolan Norton patrocinou um estudo durante um ano com diversas empresas. Este estudo foi chamado de “Medindo Desempenho das Organizações do Futuro” e foi motivado pela crença de que os métodos existentes para avaliação do desempenho empresarial estavam tornando-se obsoletos, fazendo assim com que surgisse o BSC.
Os principais objetivos do BSC são:
Traduzir a estratégia em termos operacionais;
Garantir que os componentes da estratégia (Objetivos, Indicadores, Metas e Iniciativas) estejam alinhados e vinculados;
Comunicar a estratégia para toda a organização;
Formar a base de um processo de gestão estratégica eficaz e integrado.
Esses objetivos são todos ligados a estratégia que pode ser definida como o que a empresa decide fazer ou não fazer, levando em conta certos fatores como: identidade, políticas, ambiente, visão, objetivos, perspectivas, valores, missão, negócios. Segundo Kaplan e Norton (1997) a implementação do BSC pode ser utilizada para:
Estabelecer consenso em relação à estratégia;
Comunicar a estratégia para toda empresa;
Alinhar as metas dos departamentos a estratégia;
Lincar os objetivos estratégicos com as metas de longo prazo e orçamentos anuais;
Identificar as iniciativas estratégicas;
Realizar revisões periódicas e sistemáticas;
Obter retorno para aprofundar o conhecimento da estratégia.
Quando implementado o BSC pode servir de solução pois ele traduz a visão em metas; promove comunicação e alinhamento da estratégia com as pessoas; vincula os recursos à estratégia e possibilitada aprendizado, comunicação e feedback contínuo.
Como fazer?