Trabalho Biotecnologia
Introdução: O que é, importância célula tronco;terapia gênica; transgênico (alimento/melhoramento genético);biossegurança; clonagem
Biotecnologia é o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos (organismos, células, organelas, moléculas) para obter bens ou assegurar serviços, permite à indústria Farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos que serão comprados na Farmácia. É o saber que permite cultivar células de morango para a obtenção de mudas comerciais. E também é o processo que permite o tratamento de despejos sanitários pela ação de microorganismos em fossas sépticas.
A Biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento que incluem a ciência básica (Biologia Molecular, Microbiologia, Biologia celular, Genética, Genômica, Embriologia etc.), a ciência aplicada (Técnicas imunológicas, químicas e bioquímicas) e outras tecnologias (Informática, Robótica e Controle de processos).
As Células Tronco são importantes,principalmente,na aplicação terapêutica,sendo útil pra terapias de combate à doenças cardiovasculares,neurodegenerativas,diabetes tipo 1, AVC, doenças hematológicas e traumas na medula espinhal.
O principal objetivo das pesquisas é usar as Células Tronco para recuperar tecidos danificados por essas doenças.
Terapia Gênica
Por terapia gênica se entende a transferência de material genético com o propósito de prevenir ou curar uma enfermidade qualquer. No caso de enfermidades genéticas, nas quais um gene está defeituoso ou ausente, a terapia gênica consiste em transferir a versão funcional do gene para o organismo portador da doença, de modo a reparar o defeito. Se trata de uma idéia muito simples, mas como veremos sua realização prática apresenta vários obstáculos.
Primeira etapa: o isolamento do gene.
Um gene é uma porção de DNA que contém a informação necessária para sintetizar uma proteína. Transferir um gene é transferir um pedaço particular de