Trabalho biotecnologia
Vacinas atenuadas/inativadas As vacinas produzidas contra os vírus podem ser de dois tipos: atenuada ou inativada.
Atenuada
A expressão vírus vivos atenuados basicamente significa que a vacina é feita com vírus vivos, mas que causam uma forma muito fraca da doença. Essas vacinas são produzidas com vírus que se reproduzem cerca de 20 vezes dentro do corpo. Para se ter uma ideia, os vírus que não passam pelo processo de atenuação se reproduzem milhares de vezes.
Quando a vacina é fabricada, o vírus ou a bactéria são atenuados em laboratório até o ponto em que continuam vivos e capazes de se reproduzirem, mas que não possam causar doenças graves. Sua presença é suficiente para fazer com que o sistema imunológico produza anticorpos para combater a doença no futuro
Exemplos de vacinas: caxumba, febre amarela, poliomielite, rubéola, sarampo, tríplice viral, varicela e varíola.
Vantagens:
Dose única
Proteção duradoura
Resposta Humoral Celular
Longa duração
Desvantagens:
Risco de Reversão à patogenicidade
Inativada
Quando as vacinas inativadas são criadas, o vírus ou a bactéria são completamente mortos utilizando-se um elemento químico, geralmente, o formaldeído. Pedaços mortos de microrganismos que causam a doença (geralmente bactérias) são colocados na vacina.
Como os antígenos estão mortos, a força dessas vacinas tendem a se desgastar com o tempo, resultando em imunidade com menor duração. Então, várias doses de vacinas inativadas são geralmente necessárias para fornecer a melhor proteção.
Exemplos de vacinas: gripe, hepatites A e B, poliomielite injetável e raiva.
Vantagens:
O benefício das vacinas inativadas é que existe uma chance zero de desenvolver qualquer sintoma relacionado à