Biotecnologia Trabalho Final
A biotecnologia pode ser definida como conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos (organismos, células, organelas, moléculas) para obter bens ou assegurar serviços, conciliados às inovações tecnológicas. É um setor relativamente atual, mas quem envolve, porém, processos históricos e comuns como a produção natural de gêneros alimentícios fermentados (pães e bebidas).
Ao longo de seu desenvolvimento, incorporou setores como o conhecimento genético do DNA, produção de medicamentos, como a penicilina e desenvolvimento de variedades transgênicas na agricultura, além das áreas da Indústria Química, Eletrônica, Energia, Meio Ambiente e Pecuária, sendo hoje a união dos campos de estudo da Biologia, Química e Engenharia.
Neste trabalho, apresenta-se um relato sobre o uso na Biotecnologia em diferentes campos, sendo possível observar sua variação de um setor para outro, indo desde a produção de bebidas alcoólicas até o desenvolvimento de medicamentos, como a morfina e a insulina.
Biotecnologia na Agricultura
É hoje utilizada em grande escala na produção de organismos transgênicos (adição de um gene que codifica características de interesse no genoma de outra planta. Este gene pode ser de um fungo, uma bactéria e até de outra planta), biocombustíveis (auxiliar no desenvolvimento de plantas e métodos com maior potencial para a produção, sem a necessidade de aumento na área cultivada), mudas de plantas, adubos e pesticidas;
Biotecnologia na Alimentação
Cerveja, Vinho, pães e queijos; Cerveja, vinho, pães e queijos;
Biotecnologia nos Medicamentos
Insulina, morfina, hormônio de crescimentos, antibióticos e vacinas;
Biotecnologia no Meio ambiente
Biocombustíveis, Purificação da água, tratamento do esgoto e do lixo;
Biotecnologia na Área criminal
Utilização dos dados do DNA, conhecimentos e técnicas genéticas e de biologia molecular, para auxiliar a justiça a desvendar casos sob investigação policial e na identificação