Trabalho Biologia Extra O De DNA
Introdução (?)
Desenvolvimento (quase terminando)
A extração e análise do DNA se tornaram rotineiras atualmente. Desde 1988, quando o Laboratório Gene (Núcleo de Genética Médica de Minas Gerais) declarou oficialmente que realizava o exame de determinação de paternidade pelo DNA, pioneiramente no Brasil, exames desse tipo vêm sendo feitos em nosso país. Em 1990, também pioneiramente no Brasil, a técnica da PCR (‘reação em cadeia da polimerase’), que veio, mais tarde, a substituir a técnica citada anteriormente por necessitar menos DNA, embora não ofereça tantas informações, chegou aos laboratórios.
Já em outra área, o estudo do DNA mitocondrial nos leva a entender o processo evolutivo e a ancestralidade da espécie humana. Por exemplo, estudos inovadores nos apresentaram uma hipótese segundo a qual o Homo sapiens moderno originou-se aproximadamente 160 mil anos antes do presente, a partir de uma mãe comum a toda a humanidade, chamada de “Eva Africana”. Importante esclarecer que esta não seria a primeira mulher, mas sim a que carregava a linhagem mitocondrial ancestral de todas as demais.
Além disso, é possível detectar doenças genéticas ou fatores de risco e, até mesmo, obter informações sobre um embrião antes mesmo que seja implantado (no caso de mulheres envolvidas em determinados tratamentos de fertilidade), através do mapeamento genômico, aumentando a probabilidade de uma gravidez segura e uma criança saudável. É muito comum seu uso, também, para determinação de paternidade e detectar a presença de vírus e bactérias no ambiente.
Os usos deste material tão importante não param por aqui, transferências de cópias clonadas de alelos funcionais para um tecido alvo para tratar doenças genéticas é feita na terapia Gênica, além de organismos que são geneticamente modificados para sua otimização como aumento do valor nutritivo, duração, e resistências a pestes e produtos químicos, por exemplo, hoje facilmente encontrados em