Introdução á Biotecnologia
Biotecnologia é tecnologia baseada na biologia, especialmente quando usada na agricultura, ciência dos alimentos e medicina. A definição ampla de biotecnologia é o uso de organismos vivos ou parte deles, para a produção de bens e serviços. Nesta definição se enquadram um conjunto de atividades que o homem vem desenvolvendo há milhares de anos, como a produção de alimentos fermentados (pão, vinho, iogurte, cerveja, e outros). Por outro lado, a biotecnologia moderna faz uso da informação genética, incorporando técnicas de DNA recombinante. A biotecnologia combina disciplinas tais como genética, biologia molecular, bioquímica, embriologia e biologia celular, com a engenharia química, tecnologia da informação, robótica, bioética e o biodireito, entre outras.
Virgínia Picanço e Castro
Doutora em Pesquisadora do Hemocentro de Ribeirão Preto
Encontro realizado dia 22 de novembro de 2012. Pensando e escrevendo em grupo
Antes de iniciar sua palestra, Virginia 'deu trabalho' aos alunos do Adote. Eles foram distribuídos em grupos para discutirem e responderem sucintamente algumas questões propostas pela pesquisadora. Vamos conhecer um pouco do que se passou na cabecinha dos alunos ao responder as questões propostas:
1. O que é Biotecnologia?
"É a vida auxiliando a tecnologia, como por exemplo, a utilização de uma bactéria para a produção de uma enzima."
"É um método que utiliza a tecnologia em pesquisas e estudos de biologia, graças a ela usamos desde tecnologia simples até as mais avançadas atualmente o que foi possivel descobrir e comprender o funcionamento da vida e do seres. É tudo eu engloba a biologia."
2. Para que serve a biotecnologia?
"Para estudo de doenças não diagnosticáveis no tratamento, auxilia na criação de novas hipóteses, modificar geneticamente certas bactérias fazendo-as produzir substâncias de interesse comercial, medicamentos. Auxilia na vida do ser humano, além de fazer parte da área de ponta."
3. Qual a