TRABALHO BARTH
PAULO CESAR BARTH, RU: 1201986 – TURMA: 2015/02
PORTFÓLIO UTA – DIVERSIDADE CULTURAL
FASE 1
ALTÔNIA
2015
Centro Universitário Internacional Uninter
PAULO CESAR BARTH, RU: 1201986 – TURMA: 2015/02
PORTFÓLIO UTA – DIVERSIDADE CULTURAL
FASE 1
Relatório de Portfólio da UTA – DIVERSIDADE CULTURAL - FASE 1 apresentado ao curso de Licenciatura em História do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Local: Gislaine Vieira Carriel
Centro Associado: Altônia, PR
ALTÔNIA
2015
1 PRIMEIRA REPUBLICA
1.1 Quem era considerado cidadão
Em 1891, foi elaborada a Primeira Constituição da República, baseada no texto constitucional dos Estados Unidos. Dentre as principais mudanças estavam o rompimento com o sistema monárquico, a divisão dos três poderes independentes entre si (Legislativo, Executivo e Judiciário) e a alternância da presidência com eleições diretas realizadas no período de 4 anos. Todos os homens com mais de 21 anos letrados eram obrigados a votar e as províncias passaram a ser denominadas estados, obtendo mais autonomia federativa.
1.2 Voto feminino
O dia 24 de fevereiro foi um marco na história da mulher brasileira. No código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, o voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo. Fruto de uma longa luta, iniciada antes mesmo da Proclamação da República, foi ainda aprovado parcialmente por permitir somente às mulheres casadas, com autorização dos maridos, e às viúvas e solteiras que tivessem renda própria, o exercício de um direito básico para o pleno exercício da cidadania. Em 1934, as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral, embora