trabalho banco de dados
Em muitos sistemas informatizados é necessário armazenar informações em bancos de dados, podemos constatar isso observando que nas últimas décadas o banco de dados se tornou o coração de muitos sistemas. A informação é muitas vezes a coisa mais valiosa das empresas, mantê-las e poder acessá-las sempre que necessário é primordial para tomar decisões importantes. Mas controlar o acesso a essas informações também é importantíssimo. Já pensou se elas caíssem em mãos erradas? E a perda de informações? Já imaginou se estragasse o HD do servidor onde está o banco de dados? Backup é uma forma de garantir que informações não serão perdidas.
O SGBD é responsável por tudo, salvar os dados no HD, manter em memória os dados mais acessados, ligar dados e metadados, disponibilizar uma interface para programas e que usuários externos acessem o banco de dados (para banco de dados relacionais, é utilizada a linguagem SQL), encriptar dados, controlar o acesso a informações, manter cópias dos dados para recuperação de uma possível falha, garantir transações no banco de dados, enfim, sem o SGBD o banco de dados não funciona!
Resumindo em poucas palavras: O SGBD é um software com recursos específicos para facilitar a manipulação das informações de um BD e o desenvolvimento de programas aplicativos.
Exemplos: Oracle, Paradox, MySQL, Microsoft SQL Server, PostgreSQL
MySQL: A linguagem utilizada é a SQL. Atualmente um dos bancos de dados mais usados.
Microsoft SQL Server: Desenvolvida pela Microsoft. Sua parceria com a Sybase durou até 1994 e foi lançada uma versão para Windows NT. Sua principal função é armazenar e recuperar dados solicitados.
SBD (Sistema de Banco de Dados): é um sistema de manutenção de registros por computador envolvendo quatro componentes principais: dados, hardware, software e usuários.
Um SBD possui como objetivos isolar o usuário de detalhes mais internos do BD (abstração de dados) e prover