Trabalho AV2 2
Alunas
Matrícula
Luana Fernandes
201307390897
Rosemary Campos de Barros
Natália de Oliveira
Orquídea Nagila
Gleyson Pereira de Araújo
William Soares dos Santos
201308077459
201308316046
201308362511
201307218441
201307060692
Avaliação e indicadores de desempenho
Mas o que é avaliação?
Avaliar significa estabelecer a valia ou o mérito de algo.
A avaliação possui vários atores, entre eles os decisórios(aqueles que possuem a legitimidade para decide), os envolvidos(aqueles que estão submetidos às consequência da avaliação, mesmo sem dela participar) e os analistas(consultores externo que orientam a avaliação, a pedido dos decisores ou dos envolvidos).
Há dois tipos de avaliações:
- Avaliações após a execução da atividade (avaliação final)
- Avaliações em paralelo com a execução da atividade( avaliação permanente)
Numa avaliação formal, ao contrário, faz-se conhecer, com o minimo de ambiguidades possível, o modelo que reúne e formaliza as informações disponíveis e adequadas sobre o desempenho de um sistema sociotécnico.
Todo modelo de avaliação, quer subjacente, quer explícito, possui pelo menos um critério, que é, segundo o dicionário Houaiss, “uma norma de confronto, avaliação e escolha”
Os critérios são os fundamentos adotados para a avaliação e a tomada de decisão. No mundo objetivo, valem os critérios cognitivos (verdade, objetividade). No mundo social, os critérios éticos e políticos (conformidade com normas legais e morais). No mundo subjetivo, os critérios estéticos e pessoais( autenticidade, expressividade)
Mas o que são os indicadores?
Indicadores são procedimentos ou regras que associam praticas sociotécnicas a escalas, que descrevem hierarquias ou ordens de preferencia nos estados do mundo. As escalas nada mais são do que conjuntos ordenados de todos os valores que as praticas em questão podem, a priori, possuir.
Objetivos dos indicadores de desempenho
Os indicadores servem para:
Definir os objetivos e as