Trabalho Automação
“PAULA SOUZA”
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA – FATEC
TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS
A AUTOMAÇÃO NA INDÚSTRIA DE BIODIESEL
CAMILO JOSÉ RODRIGUES DAL BÓ
DALTON PIERRE
JULIA DA SILVA PINTO BENETOM LAICE DANIELE CORREIA
NATHÁLIA TORRES CORRÊA
PIRACICABA
JUNHO/ 2013
CAMILO JOSÉ RODRIGUES DAL BÓ
DALTON PIERRE
JULIA DA SILVA PINTO BENETOM LAICE DANIELE CORREIA
NATHÁLIA TORRES CORRÊA
A AUTOMAÇÃO NA INDÚSTRIA DE BIODIESEL
Trabalho apresentado à disciplina de Automação Industrial pelos alunos do quinto ciclo do curso de Biocombustíveis com o intuito de relacionar os conhecimentos teóricos obtidos em aula com a indústria atual relacionada ao setor de Biocombustíveis.
PIRACICABA
JUNHO/2013
RESUMO
O Biodiesel é um biocombustível derivado de fontes renováveis como óleos vegetais, gordura animal, óleos e gorduras residuais, que na presença de um catalisador, reagem com o álcool etílico ou metílico, resultando em um combustível de alta qualidade e grande potencial na substituição de óleo diesel. Essas reações podem ser realizadas tanto pela rota química (processo convencional) utilizando catalisadores químicos, ácidos ou básicos, quanto pela rota biológica (processo não convencional) com catalisadores biológicos, enzimas ou células imobilizadas. No entanto, o biodiesel pode ser obtido por rota química ou enzimática, ou inclusive através de uma diversidade de processos que incluem, entre outros, microemulsões, pirólise, reações de esterificação e transesterificação. Sendo esta última alternativa a de maior adoção do ponto de vista tecnológico por apresentar eficaz conversão de triglicerídeos em ésteres metílicos ou etílicos em menor tempo de reação.
Neste contexto, dada à diversidade de processos implementados atualmente e sendo o conhecimento da matéria prima de qualquer