Trabalho de automação
Conforto, a Economia, a Praticidade e a Segurança do Usuário.
Charles Wortmeyer*, Fernando Freitas*, Líuam Cardoso*
Associação Educacional Dom Bosco – AEDB
Estrada Resende-Riachuelo Nº2535 - Campo de Aviação - Resende - RJ
Cep: 27.511-971 - Caixa Postal: 81.698/ 81711
Tel/Fax: 3355-6000 www.aedb.br
Resumo
Este trabalho apresenta um ensaio sobre as vantagens da automação residencial, como ramo emergente no cenário mundial. As principais questões aqui abordadas são segurança e praticidade, além da economia proporcionada ao morador que tem sua residência automatizada. São apresentados, ainda, alguns aspectos da infra-estrutura a serem considerados para o sucesso na implementação de um projeto de automação residencial.
Palavras-Chaves: Automação residencial, infra-estrutura, integração de tecnologias; inovação tecnológica; segurança; economia; praticidade, conforto.
1. Introdução
Este artigo foi desenvolvido com o intuito de mostrar, de forma resumida, o potencial da automação residencial. Potencial este não muito difundido por representar ainda um custo relativamente alto para a realidade da maioria da população. Contudo, a perspectiva é que o desenvolvimento do ramo permita, num futuro próximo, adaptar o projeto e as tecnologias de acordo com as necessidades e o poder aquisitivo do cliente. O mercado da automação residencial é um dos que mais cresce atualmente no mundo; entretanto, pelo fato de ser algo muito recente, ainda estão por vir muitas descobertas e soluções.
Com o crescente aumento da violência nas cidades, a população tenta, na medida do possível, trazer para dentro de suas casas segurança, conforto e diversão para que não seja necessária a exposição a riscos prováveis. Os sistemas de automação desenvolvidos atualmente priorizam este conforto de uma maneira simples e amigável para o usuário.
Projetos básicos de automação iniciam-se com soluções de segurança