Trabalho Automa O Controle
FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
AUTOMAÇÃO E CONTROLE
SISTEMA FLEXÍVEL DE MANUFATURA (FMS) RELACIONADO COM ROBÓTICA
GRUPO 6:
Elaine Patussi da Silva
Érica Gonçalves Rezende
José Afonso Pires Neto
10/02/2015
Ituiutaba - MG
RESUMO
O artigo aborda o Sistema Flexível de Manufatura, o qual fez parte das mudanças na indústria para atender às necessidades de mudança constante dos clientes. Este sistema é a interligação flexível entre várias máquinas-ferramentas, suas principais vantagens são flexibilidade, redução de estoque e do tempo nas estações de trabalho e aumento de produtividade. Assim, deve-se este sistema e seus desdobramentos, considerando não apenas os benefícios citados, mas os proporcionados por seus estudo, como a facilidade na tomada de decisão que as alterações em sua programação podem acarretar, como foi analisado no estudo de caso de uma empresa automatizada de equipamentos eletrônicos.
PALAVRAS-CHAVES: Sistema Flexível de Manufatura, Vantagens, Estudo de Caso.
1.INTRODUÇÃO.
Várias mudanças têm transformado a concorrência do mercado mundial, no campo da manufatura industrial estas mudanças tem origem na reconstrução da economia japonesa, caracterizada pelo rápido desenvolvimento de tecnologias e pelas mudanças no comportamento do cliente. Assim, há grande pressão sobre o sistema de manufatura, obrigando-os a procurar novos tipos de organização industrial para a manutenção ou o aumento da competitividade (MARTINS, SACOMANO, 1994).
A relevância deste trabalho está em explorar o Sistema Flexível de Manufatura, expondo suas vantagens, aplicações e um estudo de caso realizado por Campos et. al. (2013) utilizando um modelo matemático que reduziu o tempo de makespan, otimizando o processo produtivo e facilitando a tomada de decisão do setor de planejamento e cotnrole da produção.
Analisando de forma resumida a nomenclatura de Sistemas Flexíveis de manufatura, tem-se que a