Trabalho auditoria interna
Ana Carolina De Oliveira Paes; Bruno César Geiss Lutz; Kellyane Cristina Resende; Rodrigo José Dos Santos; Simone Vieira; Vanilda Gross Balestrin2
A auditoria interna é uma das ferramentas de maior importância nas organizações atualmente, e o resultado final de uma auditoria realizada dependerá diretamente de como o profissional auditor age e pensa. Pode-se dizer que é essencial que o profissional em questão leve seu trabalho de forma correta, seguindo todas as regras e normas impostas à área, não se deixando corromper colocando sua ética profissional à prova. O objetivo deste trabalho é trazer à tona a importância da ética e retidão normativa pelo profissional auditor, os reflexos (positivos e negativos) que sua postura causará no resultado final de seu trabalho.
Ibraim Lisboa (2008) diz que
“a Auditoria Interna tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilie a organização a alcançar seus objetivos adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação e melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações e resultados de uma organização.”
Assim sendo, o auditor interno tem como principal finalidade fornecer aos gestores e administradores da organização análises, recomendações e comentários objetivos, acerca das atividades examinadas. Ele deve ter atenção a todas as fases das atividades desenvolvidas na empresa, para que as informações prestadas à administração sejam as mais precisas possíveis, para isso precisa desempenhar algumas atividades, tais como:
Revisar e avaliar o quão eficaz e suficiente estão sendo a aplicação dos controles contábeis, financeiros e operacionais.
Determinar a extensão do cumprimento das normas, dos planos e procedimentos vigentes.
Determinar a extensão dos controles sobre a existência dos ativos da empresa e da sua proteção contra todo tipo de perda.
Determinar o grau de