Trabalho assistencia farmaceutica
FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
TRABALHO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
MANAUS
2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
TRABALHO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
DISCENTE: Rebeca Oliveira Valente Araújo – 21002605
Thaís de Souza e Souza - 21005212
MANAUS
2015
A organização da farmácia hospitalar e seu funcionamento dependem do trabalho em conjunto de uma equipe multidisciplinar, composta por farmacêuticos, médicos e os profissionais da enfermagem. No ambiente hospitalar a medicação é um sistema complexo e deve seguir regras e um fluxo orientado a fim de permitir o controle das possíveis falhas (SILVA et. al., 2007).
De acordo com Ventura e Sousa (2011) a farmácia hospitalar deve contar com um farmacêutico em tempo integral, pois o andamento satisfatório de seus trabalhos e sua missão dependem deste profissional. Sendo o único com habilidades efetivas a fim de garantir a qualidade de assistência prestada ao paciente através do uso seguro e racional de medicamentos.
O sistema em que se desenvolve a medicação é complexo, no qual atuam médicos, equipes de farmácia e de enfermagem, que executam funções interdependentes. Dessa forma, uma falha em um dos processos, inclusive no de comunicação, poderá interferir no conjunto de atividades desenvolvidas, trazendo transtornos tanto à equipe como ao paciente e configura-se em uma das causas de erro de medicação. A comunicação é um processo no qual ocorre a emissão, recepção e a compreensão de mensagens, que podem ser verbais (linguagem escrita e falada) e não verbais (SILVA, 2007).
Nas atividades diárias nos serviços de saúde , os profissionais deverão seguir as orientações e as rotinas estabelecidas no sistema de saúde, como as rotinas para internação e para a prestação de serviços de assistência (o que fazer, como fazer, o que atender e o que encaminhar). Alguns sistemas de saúde