Trabalho Artigo GIC
A gestão de conhecimento pode e deve ser utilizada como uma ferramenta de aquisição e retenção de vantagem competitiva, contribuindo com a criação de novos processos gerenciais e operacionais com o objetivo de garantir uma produtividade maior com a utilização da mesma ou menor quantidade de mão de obra, minimizando o tempo de processamento das atividades organizacionais.
A ideia da Gestão de conhecimentos é focar na estratégia empresarial e que envolve a gestão de competências, gestão do capital intelectual e aprendizagem organizacional, englobando o conhecimento real, habilidade e experiência. É a ligação entre conhecimento e estratégia.
O conhecimento é o recurso mais importante que uma organização dispõe, superando até mesmo seus recursos físicos e financeiros. A vantagem competitiva das empresas que melhor aproveitam essa inteligência no negócio é o diferencial no mercado em termos de riqueza gerada.
O ganho de produtividade está relacionado com o emprego do conhecimento, por isso as empresas estão cada vez mais preocupadas com o uso de mão-de-obra qualificada, sendo fator primordial para as decisões sobre investimentos.
A própria economia obriga as empresas a serem cada vez mais inovadoras e empreendedoras, se tornarem empresas baseadas em informações, alteração da estrutura organizacional, poucos gerentes e mais especialistas, fazem com que as decisões sejam tomadas com maior rapidez, tudo baseado por mais informações, objetivos nítidos e metas definidas com clareza, tangíveis e condizentes com o esperado pelos gestores.
As empresas precisam saber gerir o conhecimento investindo de forma equilibrada nos processos de