Resenha Jane Jacobs
Faculdade de Eng. Civil, Arquitetura e Urbanismo
AU601 – Fundamentos do Urbanismo | Professor Dr. Sidney Piochi Bernardini
Ana Caroline Amorim | RA: 134869
Resenha Morte e Vida nas Grandes Cidades de Jane Jacobs
Ruas e Calçadas
As ruas e as calçadas são a parte mais importante de uma cidade, são a primeira coisa que nos vem a mente quando pensamos em uma determinada cidade. Ou seja, se as ruas estão livres da violência e do medo, então a cidade é um lugar seguro. Portanto, as ruas são muito mais só que um lugar de circulação de veículos, assim como as calçadas não servem somente para abrigar pedestres.
Manter a segurança urbana é função fundamenteal da rua, o que deve ser conquistado com a participação ativa de seus usuários.
O problema da segurança nas ruas se intensificou com o aumento significativo das cidades, onde, por conta da grande densidade populacional, existem mais desconhecidos nas ruas do que conhecidos. Além disso, esse é um problema das áreas mais novas da cidade, em “bairros residenciais tranquilos”, onde os moradores se escondem dentro de suas casas, atrás de grandes muros que são construídos com o objetivo de aumentar a segurança, mas que, na verdade, acaba por tornar as ruas ainda mais perigosas, pois as deixa sem vigilância e vazias.
Portanto, podemos entender que a paz nas calçadas e nas ruas não é mantida basicamente pela polícia, e sim por uma rede, quase insconsciente, de padrões de comportamento espontâneos dos moradores das cidades.
Devemos, então, olhar para as ruas e entender que oportunidades as características dessa rua dão para o crime, e quais tipos de violência e medo da violência essa rua trás. Uma coisa todos sabemos: uma rua movimentada é segura, uma rua deserta não. Mas devemos pensar o que faz de uma rua movimentada e outra evitada.
Uma rua com grande circulação de desconhecidos mas que ainda assim seja segura deve ter algumas características: A separação entre o público e o privado deve ser