Trabalho Argon
Disciplina de Termodinâmica Aplicada I 2012/2013
Propriedades físico-químicas e termodinâmicas de gases
Docente da cadeira: Trabalho realizado por:
CFR EN-MEC Carmo Limpinho 21411 CAD EN-MEC Varela Simões
Índice
Introdução
Desenvolvimento
1. História
2. Propriedades do Árgon vs. Outros Gases
i. Propriedades Gerais ii. Propriedades Atómicas iii. Propriedades Físicas iv. Propriedades Termodinâmicas
v. Propriedades Químicas
3. Modos de obtenção
4. Aplicações
a) Indústria
b) Metalurgia e soldadura
c) Ambiente
d) Medicina
e) Cultura
f) Física
5. Conclusões
6. Anexos
7. Bibliografia
Introdução
Este trabalho centra-se no primeiro gás inerte a ser descoberto na Terra sendo também um dos principais constituintes da atmosfera terrestre.
O árgon é um elemento químico que desde a sua descoberta tem servido para diversos estudos e aplicações como vamos ver de seguida. Para além disso é um gás com características muito específicas e curiosas.
O objectivo de realizar este trabalho é explicar como é que este elemento foi descoberto, quais as suas propriedades físicas e químicas, bem como explicar quais são os processos actualmente utilizados para obtenção deste gás e posterior utilização no mundo em que vivemos diariamente incluindo aplicações na Marinha de Guerra Portuguesa.
História
O árgon foi o primeiro dos gases inertes a ser descoberto na Terra. A sua descoberta ilustra curiosas omissões que por vezes surgem na ciência.
Em 1785 Cavendish misturou ar com excesso de oxigénio e efectuou descargas eléctricas na mistura sobre hidróxido de potássio. Por este processo, converteu o azoto do ar em nitrato de potássio. Seguidamente retirou o excesso de oxigénio, mas ainda restava uma pequena quantidade de gás, não maior do que 1/120 do volume original de ar. Considerou que esta diferença tinha sido provocada por erros experimentais.
Quase 100 anos depois, em 1894, Lord Rayleigh fez uma série de medições da densidade