rgon
Trabalho realizado por: Ricardo Moura Costa Pinto Nº18 9ºB
Professor: António Mesquita
Escola: Eb 2,3/S de Mondim de Basto
História do árgon- Em 1795, Henry Cavendish, suspeitou que existia um gas mais pesado na composição da atmosfera, o Argon.
Em 1894 Lord Rayleigh e Sir William Ramsay conseguiram isola-lo removendo todo o oxigénio, dióxido de carbono, vapor de agua e o nitrogénio apos acabar a experiencia os dois cientistas repararam que o nitrogénio retirado era 0,5% mais leve, o que atraiu as suas atenções.
Mais tarde concluíram que havia outro gás misturado com o nitrogénio, o árgon.
Símbolo- Ar
Número atómico- 18
Número de massa atómica relativa- 39,948
Ponto de fusão- -189
Ponto de ebulição- -186
Raio atómico- 97pm
Estado físico- estado gasoso
Onde se obtém- O árgon é obtido a partir da destilação fracionada do ar liquido, onde e encontrado aproximadamente numa proporção de 0,93%, e depois elimina-se o oxigénio restante com hidrogénio.
Isótopos-
Isótopos
Abundancia natural
36Ar
0,336%
37Ar
Sintético
38Ar
0,063%
39Ar
Sintético
40Ar
99,6%
41Ar
Sintético
42Ar
Sintético
Características- O árgon é o gás nobre mais abundante no planeta Terra constituindo cerca de 0,93% da atmosfera terrestre. Este é um gás inerte ou seja não combina quimicamente com nenhum gás, por esta propriedade o árgon tem ganho grande uso para a proteção contra a oxidação.
Utilizações- O árgon é utilizado para soldar pois protege o material da oxidação. Este também e utilizado para a iluminação principalmente nas lâmpadas florescentes visto que impede que o filamento de tungsténio oxide. E também é utilizado para proteger as janelas com vidro duplo já que se trata de um isolante térmico.
Bibliografia- http://www.unidox.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=10 http://www.alunosonline.com.br/quimica/gas-argonio.html http://www.airliquide.pt/pt/as-aplicacoes-do-argon.html#.VLwRVfmsVVO