Trabalho apresentado a disciplina comunicação e linguagem
Este trabalho tem por finalidade relatar as diferenças entre os gêneros textuais.No qual os escolhidos foram a ata, o bilhete e o atestado para diferenciar quando no cotidiano das empresas ou da vida civil.
Tendo como objetivo descrever a estrutura e a finalidade de cada um dos documentos citados.
Os métodos usados para o desenvolvimento do trabalho foram a leitura; pesquisa, debates entre os grupos e livros, escolhendo os seguintes textos técnicos a primeira, ata por apresentar uma estrutura formal e discursiva o bilhete sendo mais informal e simples e o atestado sendo um documento de justificativas em diversas áreas para seus devidos fins.
“Na ata não deve haver abreviaturas.
Os números- datas, valores,etc.- deve ser escritos preferentemente, por extenso.” Carmo,Claudia Grisólia, 1997
Bolsa nacional do livro
Edição original- Curitiba-Parana”
Ata
Não pode ter parágrafo, não pode existir margem, não pode pular linha, sendo tudo de forma discursiva. A ata deve ser numerada de 001 ate o infinito.
Deve conter o nome do estabelecimento ou da empresa, vinculada a um conselho, colocando também a sua área, com a data do dia da mesma (Por extenso ex: vinte seis de setembro de dois mil e seis), constando também o local onde foi realizado, na cidade ou em outro local. Deve ser declarado aberto, contendo o horário (dezenove horas), nome do presidente por escrito, que dirigiu a reunião. Deve ser relatado os membros que estiveram presentes no mesmo, sete homens, oito mulheres e dois visitantes e citar de qual setor pertence (se necessário escrever os nomes dos participantes presentes principalmente, e nome completo dos visitantes é muito importante). Relatar o que foi discutido em pauta e quem leu se houver artigos registrar na ata o titulo e a fonte da leitura devendo ser preparada previamente de preferência. Deve sempre ler a ata anterior que foi aprovada por unanimidade. A seguir procede-se a chamada nominal dos presentes (para facilitar a vida do