Uma estrutura baseada em agentes inteligentes para determinação de uma seqüência de estudos
Determinação de uma Seqüência de Estudos
Fabiano Fagundes, Ary Henrique M. de Oliveira
Curso de Sistemas de Informação
Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA)
Caixa Postal 160 – 77.054-970 – Palmas – TO – Brazil
{fagundes,ary}@ulbra-to.br
Abstract. This paper presents an agent-based stucture to define study sequences in academic environment. The structure is based on intelligent agents caracteristics and properties of the KQML agent comunication language, proposing a model to be implemented using IA techniques.
Resumo. Este artigo apresenta a proposta de uma estrutura baseada em agentes inteligentes para a definição de uma seqüência de estudo em um ambiente de ensino. A estrutura baseia-se nas características de agentes inteligentes e nas propriedades da linguagem de comunicação de agentes
KQML, propondo um modelo a ser implementado de acordo com as técnicas de Inteligência Artificial.
1. Introdução
Um dos pontos fortes de um sistema voltado para o ensino de uma determinada disciplina está no estabelecimento de uma relação entre os usuários do mesmo, permitindo que os mesmos interajam entre si e com o sistema, no processo de construção do conhecimento. O desenvolvimento de sistemas inteligentes para o auxílio do usuário no aprendizado de uma determinada disciplina ou tema vem sendo motivo para inúmeras discussões na área de educação e informática (Seu, 1992) (Ram, 1994)
(Brusilovsky, 1997) (Ferguson, 1998) (Roda, 2000). A seqüência de informações que cada aluno deve seguir é um importante ponto para dotar um sistema com habilidades semelhantes a de um professor, pois é a partir desta seqüência que o usuário vai ter a noção da evolução do seu aprendizado.
Tomando por base a proposta de um sistema que siga a idéia de utilização concorrente por vários usuários, pode-se definir uma estrutura de estudo em que os alunos sejam chamados a um trabalho colaborativo (Twidale,