Trabalho Antropologia
Girlane Aparecida Rodrigues dos Reis
Isabela Silva Oliveira
Jéssica Pereira
Lindyce Lorranny Soares
TRABALHO DE ANTROPOLOGIA
Belo Horizonte – Minas Gerais
2014
PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
TRABALHO DE ANTROPOLOGIA
Trabalho apresentado à disciplina de Antropologia do curso de Psicologia do Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Orientador : Myriam
Belo Horizonte- Minas Gerais
2014
RESUMO
É exposto nesse trabalho uma análise do filme A Justiça De Um Homem, buscando trazer conceitos primordiais à análise de uma cultura.
Palavras-chave : cultura, etnocentrismo, relativização
Análise
O filme nos mostra uma visão de mundo da cultura Zulu bem diferente de cada personagem, esta visão diferente acaba diferente acaba gerando o etnocentrismo de algumas personagens, em especial para com esta cultura. Assim mostrando o quanto a cultura influência o modo que o homem vê o resto do mundo.
- Chris tem uma visão da cultura em que as pessoas “não são serias”, “ não falam coisa com coisa ” como diz ele próprio , levando Sipho a justiça não deixando que a tribo resolva o problema.
- Sra. Ngwenya declara insanidade por parte de Sipho que ele não se recorda do fato ocorrido. Ela acha nojento a pratica muti . Sean diz que ela perde os casos por pensar assim .
- Salomon Guimed ( interprete ) diz que Sipho é louco por acreditar em algo maligno um tikoloshe ( espírito maligno ) pega o rapaz.
Com isso , Sean pega o caso de Sipho, como um ato de revitalização começa estudar a cultura de Sipho, buscando estudos e pessoas que entendam do assunto.
-Prof. Mackensie diz que não pode ajuda-lo testemunhando por acreditar ter sido um assassinato por muti ( mistura mágica ), mas ele explica o que é um tikoloshe e